Roteiro da Situação
Todo o conteúdo a ser trabalhado
está relacionado aos movimentos da terra, enfatizando as estações do ano e a
sucessão de dias e noites. O material sugerido é o planetário, slides com
esquemas e figuras. Os conceitos aqui trabalhados iram ajudar a compreender as
mudanças climáticas.
Conteúdos
e Temas: Movimento de
translação da terra em torno do Sol; estações do ano; inclinação do eixo de
rotação e a incidência de luz na superfície da Terra relacionando o horário de
verão.
Tempo
previsto: 4 aulas
Competências
e Habilidades:
Utilizar modelos explicativos (planetário), para compreender e explicar os
movimentos de rotação e translação tendo como consequência a sucessão de dias e
noites e as estações do ano. A partir de conhecimentos sistematizados ler
interpretar, desenhar e reescrever os dados e as informações obtidas dos
movimentos da Terra, Estações do ano e sucessão de dias e noites e economia de
energia (sustentabilidade).
Estratégias: Levantamento de conhecimentos prévios por meio de
questões; utilização do planetário para visualização e interpretação do
conteúdo citado acima; debate em grupo e leitura e interpretação de slides,
desenhos e gráficos.
Recursos: Planetário, Datashow, bola de isopor, tesoura,
lanterna e canetinha
Sondagem:
Perguntar a classe Se a Terra se movimenta? Quais são os
movimentos da Terra? E o que esses movimentos ocasionam?
Problematização:
1-) Como é possível a sucessão entre dias e noites?
2-) Quais os fatos levam a ocorrer as estações do ano?
Contextualização: Discussão das hipóteses elaboradas pelos alunos no
conhecimento popular fazendo a transição para o conhecimento científico.
Conflito: Construção de uma maquete para fixar o entendimento
do conteúdo.
Busca de dados
de forma diversificada: Utilização da internet para pesquisar o Sol da meia
noite, Solstícios (inverno e verão) e Equinócios (primavera e outono), livros
didáticos, e artigos científicos.
Sistematização: Discussão e interpretação de slides utilizando
dicionários, gráficos, tabelas e imagens para a compreensão da inclinação do
eixo e suas consequências.
Avaliação:
- Atividades propostas com análise de esquemas e figuras.
- Avaliar a participação individual e o desempenho durante as discussões.
- Elaborar uma dissertação sobre todo o conteúdo estudado.
Recuperação:
- Revisão do conteúdo
- Elaboração de um texto contendo todo o conteúdo trabalhado.
- Análise e Interpretação de histórias em quadrinhos sobre Horário de verão.
1-) Qual a função do horário de verão?
2-) Que tipo de alteração a pessoa pode apresentar?
3-) O que pode ser feito para minimizar os efeitos da mundança?
3-) O que pode ser feito para minimizar os efeitos da mundança?
Nenhum comentário:
Postar um comentário