Tema:
Ser Humano e Saúde
Subtema: Saúde: o direito da cidadania
Esta situação de aprendizagem tem como objetivo abordar a doença esquistossomose,a qual é comum no território nacional, já que se trata de uma verminose consequente da falta de saneamento básico.
Subtema: Saúde: o direito da cidadania
Esta situação de aprendizagem tem como objetivo abordar a doença esquistossomose,a qual é comum no território nacional, já que se trata de uma verminose consequente da falta de saneamento básico.
Tempo Previsto: 2 ou 3 aulas
Conteúdo:
* Saúde individual e coletiva – a responsabilidade de cada um;
* Parasitas humanos e os agravos à saúde;
* Verminoses – medidas de prevenção
Competência e Habilidade: Reconhecer argumentos e propostas que expressam a visão de que a saúde é um bem pessoal que deve ser promovido por meio de diferentes ações como base em textos;
Estratégias de Ensino: Leitura e discussão coletiva de um texto descritivo e ilustrativo relacionado ao tema proposto. Interpretação e compreensão dos conteúdos abordados. Resolução de exercícios sobre o tema. Ilustração do ciclo de vida do parasita.
Recursos: Texto, exercícios de interpretação, lousa e giz, datashow(figuras, imagens).
Avaliação: As respostas(orais e escritas) dos alunos para as questões de interpretação do texto; Participação do aluno nas discussões coletivas.
Conteúdo:
* Saúde individual e coletiva – a responsabilidade de cada um;
* Parasitas humanos e os agravos à saúde;
* Verminoses – medidas de prevenção
Competência e Habilidade: Reconhecer argumentos e propostas que expressam a visão de que a saúde é um bem pessoal que deve ser promovido por meio de diferentes ações como base em textos;
Estratégias de Ensino: Leitura e discussão coletiva de um texto descritivo e ilustrativo relacionado ao tema proposto. Interpretação e compreensão dos conteúdos abordados. Resolução de exercícios sobre o tema. Ilustração do ciclo de vida do parasita.
Recursos: Texto, exercícios de interpretação, lousa e giz, datashow(figuras, imagens).
Avaliação: As respostas(orais e escritas) dos alunos para as questões de interpretação do texto; Participação do aluno nas discussões coletivas.
2. Problematização:
Após a sondagem, o professor faz as seguintes
perguntas:
* Vocês já ouviram a falar de uma doença chamada “barriga d’água”?
* Essa doença é comum em nossa cidade?
* Existe vacina para essa doença?
* Que ações podem ser tomadas para prevenir essa verminose?
* Vocês já ouviram a falar de uma doença chamada “barriga d’água”?
* Essa doença é comum em nossa cidade?
* Existe vacina para essa doença?
* Que ações podem ser tomadas para prevenir essa verminose?
3.
Contextualização: O professor pode relacionar
a doença com os problemas encontrados em algumas regiões do país, como a falta
de tratamento de água e esgoto.
4. Sistematização/Avaliação/Recuperação:
Atividade 1: Leitura compartilhada do texto abaixo:
ESQUISTOSSOMOSE
A esquistossomose, também chamada de bilharzíase, é uma infecção causada por um trematódeo pertencente ao gênero Schistosoma. No Brasil, esta doença é causada pela espécie Schistosoma mansoni e tem como seu hospedeiro definitivo o homem, necessitando de um hospedeiro intermediário, o caramujo, para completar seu ciclo evolutivo.
Na água, os ovos eliminados pelo homem
na urina e nas fezes, evoluem para larvas. Estas, por sua vez, se alojam e se
desenvolvem nos caramujos, que posteriormente liberam a larva adulta que irá
penetrar na pele do homem. Quando no sistema venoso dos seres humanos, os
parasitas se desenvolvem até atingirem de 1 a 2 centímetros de comprimento, se
reproduzem e eliminam seus ovos. Alguns desses ovos podem alcançar a bexiga e o
intestino, sendo eliminados pelas fezes e urina, fechando o ciclo.
A doença apresenta a fase aguda e a crônica. Nesta primeira fase, podem
aparecer coceiras e dermatites, febre, inapetência, tosse,
diarréia, enjôos, vômitos e emagrecimento. A segunda fase (crônica), geralmente
apresenta-se assintomática, podem ocorrer episódios de diarréia, alternando-se
com períodos de constipação, podendo haver a evolução para um quadro mais
grave, com hepatomegalia (fígado aumentado), cirrose, esplenomegalia (aumento
do baço), hemorragias derivadas do rompimento de veias esofágicas, e ascite
(acúmulo de líquido na região abdominal). Esta ascite é popularmente chamada de
barriga d’água.
Para o diagnóstico da esquistossomose é importante
se conhecer o histórico do paciente, saber se ele esteve presente em áreas
consideradas endêmicas da doença, além dos sintomas e do quadro clínico
apresentado por este paciente. Para se ter um diagnóstico seguro, pode ser
realizado exames de fezes e urina, onde se evidenciam ovos no material em
questão, além de biópsia de órgãos, como da mucosa do final do intestino. Hoje
em dia, existem exames indiretos que detectam a presença de anticorpos no sangue contra
o Schistosoma.
O tratamento é feito com medicamentos que combatem
este parasita. Existem três substâncias capazes de eliminar o S. mansoni,
mas a droga de eleição é o Praziquantel.
Uma boa educação sanitária, saneamento básico, controle dos hospedeiros
intermediários (caramujos) e informações sobre o modo de transmissão desta
doença, são medidas necessárias para a profilaxia e controle desta doença.
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Figura complementar do ciclo de vida Esquistossomose |
Atividades
2: Realizar os exercícios abaixo para fixação do
conteúdo trabalhado no texto.
Exercícios:
1) Como é o ciclo de vida desse parasita
2) Quais são respectivamente os hospedeiros, definitivo e intermediário do animal?
3) Como pode ser realizado o diagnostico da doença?
4) Quais são os sintomas iniciais da esquistossomose? E na fase crônica?
5) Cite 2 modos de prevenção das esquistossomose
Atividade
3:
Realizar a correção das questões como forma de avaliação do aprendizado. Procure dar oportunidade para que pelo menos 2 alunos leiam em voz alta suas respostas, antes que você comente o que esta certo, o que está errado e o que deverá ser complementado.
Por fim, procure retomar as questões propostas no momento da problematização, terminando a atividade proposta com a reelaboração das respostas das questões.
Realizar a correção das questões como forma de avaliação do aprendizado. Procure dar oportunidade para que pelo menos 2 alunos leiam em voz alta suas respostas, antes que você comente o que esta certo, o que está errado e o que deverá ser complementado.
Por fim, procure retomar as questões propostas no momento da problematização, terminando a atividade proposta com a reelaboração das respostas das questões.
Parabéns pelo trabalho realizado. O blog ficou muito bom, vocês publicaram uma situação de aprendizagem muito interessante.
ResponderExcluirUm forte abraço
professora tutora
Miriam Cristina